Rabiscos da F: Gelado marmoreado

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Gelado marmoreado

Olá cozinheiros!!

A sobremesa, não tão gourmet, estava deliciosa. Nunca tinha feito e apesar de alguns problemas técnicos acabou por ficar bem apetitosa.

Ingredientes:
200g de chocolate negro
80g de manteiga
5 ovos
200g de bolacha Maria
600 mL de natas

Preparação:
Em banho maria derreter o chocolate e a manteiga, mexendo até obter um creme homogéneo. À parte separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas até obter um creme esbranquiçado. Juntar o chocolate lentamente ao creme de gemas batendo vigorosamente. Incorporar as claras. Levar ao frigorífico enquanto se prepara os restantes componentes da sobremesa. Bater as natas até obter um creme fofo e consistente, chantilly. Triturar a bolacha maria (num 123 ou mesmo ralando-a).
Para servir pode utilizar o recipiente que preferir. Colocar algumas colheres de chantilly no fundo, preencher com o creme de chocolate e pulvilhar com bolacha triturada. Repetir este procedimento até preencher todo o recipiente. Deixar bolacha suficiente para cobrir bem a camada final.

Dicas:
Pode juntar-se açúcar nas gemas (100g) e nas natas (outras 100g) mas fica melhor sem ele.
Para que o chantilly fique mesmo bem as natas devem estar bem frescas. O ideal é colocá-las cerca de 30 minutos no congelador e utilizar um recipiente metálico, também frio, para as bater.








2 comentários:

  1. Não sei quais foram os problemas técnicos, pois parece delicioso demais!!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Probleminha técnico com o chantilly! As natas precisam MESMO de estar muito frias :)
    Mas como vai ao congelador, o bom aspecto e sabor são iguais!

    Beijinho *

    ResponderEliminar