Rabiscos da F: Biscoitos de Manteiga

quinta-feira, 13 de março de 2014

Biscoitos de Manteiga

Olá cozinheiros!

Venho hoje com uma delícia de bolachas, inspiradas nas bolachas que a RM levou para o chá de amigos. Estava com tantos desejos de voltar a comer umas belas bolachinhas de manteiga e vai dai, pus as mãos na massa.

A receita é bastante simples e não tem nada que saber. Então cá vai!
 
Ingredientes (para 65 bolachas):

200g de açúcar
200g de margarina
3 ovos
raspa de meio limão
550g de farinha

Preparação:
Juntar a margarina amolecida, os ovos e o açúcar e mexer bem até formar uma massa homogénea. Adicionar a raspa de limão e misturar. De uma só vez, juntar a farinha e com a ajuda de uma colher de pau envolver bem, até formar uma massa bem espessa. Com as mãos separar pequenas bolinhas de massa e distribuir num tabuleiro, deixando entre elas cerca de 3cm. Calcar ligeiramente com ajuda de um garfo para obter discos com 1cm de altura. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até as bolachas ganharem um tom dourado. Retirar do forno e deixar arrefecer bem, antes de guardar.

Dicas:
Ao acabar de mexer a massa, esta não necessita de se descolar das paredes do recipiente, tem apenas de se ter atenção quando se estiverem a fazer as pequenas bolas para não colarem nas mãos. O ideal é mesmo ter as mãos bem secas e passar por farinha (batendo depois palmas para retirar o excesso).
Passar o garfo por farinha ou óleo para não colar
As quantidades que utilizei permitiram-me fazer 65 bolachas com peso entre 12g e 14g, claro que isso depende de cada um.

Bom apetite.





2 comentários:

  1. Ficaram fabulosas as bolachinhas!:) A minha irmã tem uma receita parecida, as suas famosas bolachas de manteiga que, como o nome diz, levam manteiga em vez de margarina.
    Só descobri o teu blogue agora, mas já estou a seguir-te, para não perder pitada das tuas receitas.;) Convido-te a passares no meu cantinho também, serás muito bem-vinda!*

    Beijinhos*
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olívia!

      Obrigada pela mensagem :)

      Já fui cuscar o teu espacinho e adoro adoro adoro... A forma como escreves está fantástica e acho que te vou roubar uma receitinha que lá tens para a experimentar (o bolo dos 2 chocolates).

      Beijinhos*
      Fabiana

      Eliminar