Rabiscos da F: Fiz Pão!!!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fiz Pão!!!

Olá Cozinheiros!

Pois é, fiz pão! Estou orgulhosa porque acabo de abrir a porta para o "superar-me na cozinha".

Como já disse algures pelo blog, sou uma pessoa prática e sempre que uma receita me parecia mais complicada eu pensava: "quando tiver mais tempo, tento fazer". O pão era um desses desafios. Não por achar que era algo difícil e elaborado, simplesmente porque levava tempo a fermentar e a mim, receitas que levem tempo a fermentar parecem um monstro.

Hoje venho então com mais um desafio ultrapassado, pão integral de sementes. Ficou delicioso e quentinho com manteiga, mnhaaaaam.

Ingredientes: (para 4 pães redondos)
150 g de farinha integral
125 g de farinha de trigo
5 g de açúcar amarelo
4 g de fermento em pó
1 colher de sobremesa de sal
50 mL de leite
150 mL de água morna
10 g de sementes de girassol
10 g de sementes de linhaça
10 g de sementes de sésamo

Preparação:
Misturar muito bem, com as mãos ou com ajuda de uma batedeira (com as pás para pão), todos os ingredientes. Deve misturar-se primeiro os secos e depois juntar os húmidos. Amassar até a massa se descolar dos dedos e separar em quatro. Fazer as bolas de massa, polvilhar com farinha e deixar levedar num recipiente tapado com um pano durante 2 horas.
Após as 2 horas forrar um tabuleiro com papel vegetal, polvilhar com um pouco de farinha e dispor os quatro pães bem espaçados. Pincelar cada pão com um pouco de água e polvilhar com algumas sementes por cima.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até verificar que o pão ganhou uma coloração amarelada.

Dicas:
Como é a primeira vez que faço pão, não tenho muitas dicas. Penso que a única coisa que devem ter atenção é na massa do pão, não adicionem farinha a mais, a ideia é que a massa se comece a descolar dos dedos, não que se descole por completo. Isto permite que a massa não fique dura.

Bom apetite.



Sem comentários:

Enviar um comentário