Rabiscos da F: Tarte tartin de Maçã

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tarte tartin de Maçã

Olá Cozinheiros!

Tem sido o sonho em sobremesas estes últimos dias. As inspirações são muitas e com a chegada do bom tempo a vontade de cozinhar é ainda maior.

Pois bem, hoje decidi trazer-vos uma invenção inspirada. Vi há algum tempo no meu querido "Australian Masterchef" a receita da tarte tartin de pêra e pareceu-me deliciosa. Escrevi muito rapidamente os passos que faziam e decidi fazer uma adaptação.

Devo dizer que para uma primeira tentativa ficou deliciosa, mas da próxima há coisas que irei mudar! Deixo nas dicas caso queiram experimentar.

Ingredientes:
3 maçãs golden
1 colher de sopa de sumo de limão
100g e 1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de canela
20g de margarina
1 pacote de massa folhada pronta a usar

Preparação:
Descascar as maçãs e cortar em quartos. Remover o caroço e colocar os quartos de maçã numa tigela com o sumo de limão, uma colher de açúcar e a canela.
Numa frigideira, derreter a margarina em lume brando cobrir com o restante açúcar e deixar cozinhar, mexendo, até se formar um caramelo espesso. Colocar na frigideira as maçãs cortadas em quartos e cozinhar durante cerca de 10 minutos mexendo a frigideira para não queimar o caramelo.
Com a ajuda de uma tarteira (com cerca de 20 cm de diâmetro) cortar a massa folhada, deixando-a um pouco maior que a tarteira e picar com um garfo. Com uma espátula dispor em redor da tarteira os quartos de maçã com a parte arredondada para baixo. Verter o caramelo e colocar a massa folhada por cima, dobrando as pontas para dentro da tarteira.
Deixar cozinhar em forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 25 minutos ou até a massa ganhar um tom dourado. Deixar a tarte arrefecer por 10 minutos antes de a virar para um prato.

Dicas:
Para facilitar o trabalho e de forma a ficar mais profissional e bonito, pode-se usar frigideira que possa ir ao forno e montar a tarte na frigideira. A Tarte Tartin é normalmente feita dessa forma.
Não deixar arrefecer muito para o caramelo não solidificar na tarteira.
Servir com gelado de baunilha ou nata, sorvet de fruta ou chantili.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário