Rabiscos da F: Tarte de requeijão e chocolate

sábado, 24 de maio de 2014

Tarte de requeijão e chocolate

Olá cozinheiros!

Amanha vou ao Rock in Rio ver o Sir Robbie Williams. É verdade, o entusiasmo é grande. Tão grande que me aconteceu um inconveniente conveniente.

Sabem aquele momento em que compram algo por estar em promoção e chegam a casa e percebem que o prazo de validade está quase a expirar. Pois.... O entusiasmo por estar prestes a chegar o dia D era tão grande que comprei dois requeijões que tanto gosto, pelo preço de um, sem prestar muita atenção.

Quando cheguei a casa fiquei sem saber o que fazer, desolada admito. O prazo de validade expirava no dia seguinte e eu não ia estar em casa nos 2 dias seguintes (eu cá não gosto de arriscar com queijos). De um segundo para o outro deu-se uma epifania e lembrei-me que há uns tempos dei de caras com uma receita de tarte de requeijão.

Não sabendo a receita e gostando de arriscar, tentei algo do meu jeito com o que tinha à mão. Um género de Cheesecake mas de requeijão. Aproveitei para utilizar a minha versão de ganache que tanto gosto.

Este foi o resultado.

Ingredientes:
Creme de queijo
1 embalagem de massa quebrada pronta a usar
400 g de requeijão
1 pitada de sal
70g de açúcar
1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
60g de margarina
20g de farinha

Ganhache
200mL de natas
200g de chocolate negro
1 colher de sopa de margarina (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal

Praparação:
Creme de queijo
Juntar o requeijão, açúcar e sal e, com a ajuda de uma batedeira, misturar tudo muito bem até obter um creme homogéneo. Juntar a farinha peneirada e misturar bem. Adicionar a margarina derretida e o extracto de baunilha, mexendo para não cortar.
Numa tarteira colocar a massa quebrada e cortar os excessos de massa. Verter o creme de queijo e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até a massa e queijo ganhar um tom dourado. Deixar arrefecer.

Ganache
Numa taça colocar o chocolate cortado aos pedaços (o mais pequeno que conseguir). Num tacho levar ao lume as natas deixando aquecer até começar a levantar fervura (atenção para não deixar ferver). Verter as natas quentes na taça de chocolate a deixar por 10 minutos sem mexer. Com ajuda de uma vara de arames mexer bem até todo o chocolate estar dissolvido. Juntar a margarina e a pitada de sal, mexendo muito bem.

Verter o ganache por cima do creme de queijo. Levar ao frigorífico pelo menos por 1h antes de servir.

Dicas:
Se pretende desenformar a tarte use uma tarteira de fundo amovível. Se não tiver use uma de silicone e desenforme antes de colocar o ganache. É provável que surjam rachas no creme de queijo e o chocolate ajuda a cobrir.
Ao servir polvilhe com um pouco de açúcar em pó e enfeite com mirtilos, morangos ou outros frutos vermelho.







Sem comentários:

Enviar um comentário