Rabiscos da F: Tarteletes de framboesa e limão - um boom de misturas frescas

domingo, 15 de junho de 2014

Tarteletes de framboesa e limão - um boom de misturas frescas

Olá cozinheiros!

Em busca do fim de semana perfeito fiquei sem tempo para sobremesas mas ainda assim consegui fazer algo rápido e simples que, modéstia à parte, ficou uma pequena delícia.

Então vamos lá à receitinha de verão.


Ingredientes para 8+3* tarteletes:
125g de queijo filadélfia
50g de açúcar
1 ovo
1/2 colher se sopa de charope de baunilha
2 colheres de sopa de granulo de amêndoa (os restos da farinha de amêndoa peneirada)
50g de curd de limão (ver aqui)
150g de framboesas
2 embalagens de massa quebrada

*3 tarteletes que não ficam perfeitinhas mas ficam deliciosas na mesma e permitem aproveitar os restos, de forma rentável.

Preparação:
Bater o queijo e o açúcar. Acrescentar o ovo e a baunilha mexendo bem. Adicionar o lemon curd batendo até obter uma massa homogénea.

Com ajuda de um copo ou taça, cortar a massa círculos com cerca de 14 cm. Esta medida vai depender da forma que tiver, as minhas formas têm cerca de 8 cm e a massa deu para 4 formas cada uma, reserve os restos de massa. Preencher as formas com a massa pressionando gentilmente. 

Com um garfo furar ligeiramente a massa no fundo e, por fim, verter a massa de queijo preparada. Juntar algumas framboesas pressionando para ficarem dentro da massa. 

Levar por fim ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até as tarteletes começarem a ganhar um tom dourado por cima. Retirar do forno e deixar arrefecer antes de desenformar.


Dicas:
Com os restos de massa quebrada poderá montar mais algumas tarteletes que, apesar de não ficarem tão bonitas, ficam igualmente boas. Basta que junte alguns pedaços e os use para cobrir as formas que sobram.
Estas tarteletes ficam lindamente com gelado de morango ou baunilha. É uma boa sobremesa de verão, fresca e leve.





Sem comentários:

Enviar um comentário